Declaração Cafeana

0 Comments



Numa das histórias integrantes da peça "As Mindelenses", de tão boa memória, uma das personagens, um político local acusado de estar a gerir um bordel e casa de strip, responde com toda a sua cara de pau: "akel lá ané um bordel! É un kaza de valorizsaun de beleza kriola, mod Soncent tem txeu pa dá pa extranjer!"

Claro que esta pequena cena tem implícita uma crítica de como tantas vezes, a promoção do país é feita à custa do que pode ser designado "a bundalização" de Cabo Verde, onde o principal chamariz são imagens de meninas com pouca roupa em cenários aparentemente paradisíacos. 

Recentemente, o canal global Fashion TV escolheu o Mindelo para realização de um especial e as reacções de entusiasmo de como o arquipélago estaria na moda não se fizeram esperar. Visto o sumo do filme, além da promoção da TAP, a companhia aérea portuguesa (que poderá até fazer os mais incautos pensar que este é um território português!), o que mais se vê, além das paisagens na parte inicial, são bundas e posses sensuais de crioulas primeiro num iate, depois num desfile de moda no Ponta d'Água.

Foi preciso um site estrangeiro - dedicado à moda africana - para que alguma manifestação de estranheza se fizesse sentir e aí também eu faço mea culpa. Confesso que até pensei, "bom, se toda a gente está entusiasmada com isto, deve ser mesmo importante e eu é que estou a ficar chato!" 

Efectivamente, o site Fashion Gana, escreve sem papas na língua: "Os cabo-verdianos estão animados porque o seu país tem sido destaque na Fashion TV, o que é natural; qualquer um que deseja ver o progresso do seu país teria orgulho de o ver  num canal de televisão tão popular. Mas a Fashion TV lança luz sobre a indústria da moda de Cabo Verde ou está a promover o turismo sexual?" 

"O vídeo (veja aqui), supostamente sobre Cabo Verde como destino turístico começou bem no primeiro minuto, para mais tarde entrar na moda em Cabo Verde. Infelizmente o restante do tempo foi preenchido com imagens de bundas de raparigas num iate. Mais à frente mostra um desfile de moda com lingerie, novamente com destaque para os rabos das meninas." (artigo completo, aqui)

Quando se fala e se mostra Cabo Verde, é isto que realmente interessa?




You may also like

Sem comentários: