Café em Chamas

0 Comments



No passado dia 28 de Novembro escrevi uma Crónica Desaforada intitulada "Que o fogo resolva" (Ler aqui). 

Hoje acontece isto (notícia do A Semana Online):

"Um incêndio deflagrou no cinema do Éden Park, no Mindelo, no início da tarde desta segunda-feira, 6. As chamas surgiram na cave de uma das bilheteiras do cinema, por volta da uma hora de tarde. O fogo foi extinto três horas mais tarde. Entretanto os Bombeiros Municipais temem que poderá haver um reacendimento das chamas, por causa da brasa dos materiais de combustível sólido, que se encontram no local.

Segundo o Comandante substituto Jorge Leite Rodrigues, ao que tudo indica poderá tratar-se de fogo posto pelas crianças de rua que frequentam o local, há muito tempo abandonado. Não há materiais combustíveis nem electricidade que possam ter causado o incêndio.

Rodrigues aproveita e deixa o alerta “a quem de direito para tomarem uma providência" pois sendo o Eden Park um edifício degradado e abandonado poderá voltar a acontecer o mesmo, "o que representa um perigo para sociedade civil mais grave por se situar no centro da cidade”.

Neste momento, o fogo já está extinto e a cave vedada para evitar entrada de oxigénio e o reacender das chamas. Os Bombeiros municipais prometem regressar ao local para se certificarem que o incêndio ficou devidamente controlado."

Na notícia do Expresso das Ilhas, vem taxativamente escrito: 

"Para o comandante dos bombeiros de São Vicente não há dúvida que o incêndio teve mão criminosa.  'É fogo posto, lá não tem nada que possa dar início ao fogo', referiu aquele responsável à Rádio Morabeza."

As perguntas que ficam:

E agora? Ah! Os culpados são "as crianças de rua"? Mas porque será que só agora se lembraram de pegar fogo ali? Será do frio que faz no Mindelo? A quem interessa a queda definitiva do Éden Park? O que falta para que caia de vez? Onde está o projeto de reabilitação? Os engenheiros que vinham? Onde está o respeito pela história e pelo património de Cabo Verde? Onde estão os resultados práticos da declaração formal e oficial do centro da cidade do Mindelo, como Património Nacional e logo sujeito a cuidados especiais e a medidas de exceção?

O que falta para que caia de vez?







You may also like

Sem comentários: