Memória Futura

2 Comments



Porque isto das redes sociais como vem, assim vai, achei por bem publicar aqui na íntegra uma sequência de comentários de um post meu no Facebook, a propósito do Éden-Park. Não faço mais comentários, porque o que cada um escreve torna muito claro o que carácter de cada qual. Tomei a liberdade de colocar em destaque as partes que me pareceram mais interessantes. Também corrigi os erros ortográficos e gramaticais (e eram muitos), para amenizar um pouco a coisa. 

O texto inicial

"O Governo e a própria Câmara Municipal de São Vicente têm nas mãos o poder de ressuscitar o ex-cinema Eden Park. Eis a manchete do caderno cultural Kriolidadi. Para tanto, segundo a jurista Eva Marques, basta usarem as competências que lhes são atribuídas pela Lei de Expropriação, no caso do Governo, e o Código de Postura Municipal por parte da edilidade."

Afinal, o argumento de que "não se pode fazer nada porque é um imóvel privado" não é o assim tão óbvio! Parabéns Eva Caldeira Marques por ser a primeira eleita de Soncent a tomar uma posição pública em defesa do Éden Park.

Maguy Moniz: Expropriações só em casos convenientes...só em casos convenientes.
29/11 às 20:49 

João Branco: Pois!
29/11 às 20:49

Helena Fontes: Mas, isso de expropriações não são coisas de partidos comunistas????   
30/11 às 10:04

José Fortes Lopes: A batata quentíssima está nas mãos deles. Vamos ver como é que se desenvencilham. è importante que os cidadãos continuem a ser ser intervenientes
30/11 às 15:10

João Branco: Não se expropriaram terrenos para fazer estradas?
30/11 às 15:24

Maika Lobo: Éden Park é o único prédio em SV que se encontra fechado? Quantos prédios do Estado se encontram fechados e em ruínas? Porque sempre Éden Park?
1/12 às 3:30

João Branco: Porque não o Éden Park? Como subestimar a importância que este edifício histórico teve para Cabo Verde, em geral, e para o Mindelo, em particular. Sinceramente, e sem querer polemizar, não entendi o alcance do seu comentário, Maika Lobo! Brasa!
2/12 às 12:33

Maika Lobo: Deixe de disparate sr. João Branco! Prédio histórico? Quantos prédios que desempenharam no seu país o mesmo papel que o Éden Park é que demolidos? Dezenas, meu caro! E o senhor protestou alguma vez ? Deixe de falar de coisa que você não sabe e não percebe! Para sua INFORMAÇÃO nesta sexta feira chega a S. Vicente, dia 6 Dezembro, uma equipa de técnico que vem preparar os projetos e o inicio das obras de recuperação do Eden Park. Se a Câmara Municipal for ágil na decisão, essas obras iniciarão antes do fim do ano! Expropriação? Isso já nem se faz nem na Rússia nem na China! Aplicação das posturas municipais? Vocês não sabem do que falam! Procurem assuntos importantes e deixem de perseguir os investidores privados!
há 13 horas 

João Branco: Essa foi muito boa! O senhor Maika Lobo, que pelos vistos está mandatado para defender os interesses desses tais "investidores privados" que deixaram o Éden Park apodrecer aos olhos de todos, vem agora com essa grande novidade e fala "se a CMSV agir"? Se? Mas afinal em que ficamos? O Éden Park é a mais importante sala de espetáculos e de cinema de Cabo Verde. O senhor, que parece que está tão bem informado sobre o futuro do Éden Park, esclareça-nos a todos então: qual o projeto de recuperação, quais os prazos, o que vai acontecer àquela zona NOBRE da cidade? Agradecimentos!
há 13 horas 

David Medina: "Investidores privados" foi muito bom 
há 13 horas

Maika Lobo: Eu represento esse investimento privado e senhor Branco não tem nada a ver com isso. Estou informado e o senhor Branco nada tem a ver com isso. O sr. Branco passa a vida a fazer teatro e este é mais um teatro que faz! Não tenho nada para lhe informar sobre os prazos e sobre os projetos! Continue a fazer teatro e talvez é disso que o sr. percebe. Quem é o senhor para estar a pedir satisfações aos outros?
há 12 horas

João Branco: Eu tenho ver com isso como todos os mindelenses tem a ver com isso! Acho que o senhor está enganado. E está tão nervoso, porquê? Qual o problema? Não se vai resolver tudo a bem? Então: ainda vamos festejar juntos, porque ambos queremos o melhor para aquele lugar, não é senhor Maika Lobo! Paz e amor na terra, que estamos quase na época natalícia!
há 12 horas 

Maika Lobo: Não, não estou nervoso e nunca estive. Eu não tenho medo de nada nem de ninguém! Se eu tivesse algum medo, não assumiria esse papel publicamente! Mas quando vejo pessoas a fazer politiquices com tuta e meia, não fico calado, mas nunca! Quem disse ao sr Branco que o Eden Park é um património histórico está tão tão equivocado que o Sr.
há 12 horas

João Branco: Eu não falei de medo, o senhor é que falou. Eu falei que o senhor está nervoso e isso vê-se em cada intervenção que tem aqui. Não deixa de ser curioso... depois de virem a público possibilidades LEGAIS de resolução pelo Estado ou pelo Município desta vergonha, eis que aparece um representante dos donos! Não é uma coincidência interessante?
há 12 horas

Maika Lobo: Mais uma vez, deixe de disparate! Ninguém teme qualquer intervenção de quem quer que seja! Com quem é que o sr Branco pensa estar a dirigir?
há 12 horas

João Branco: Não sei. Não faço a mínima ideia. Apenas sigo o que vem sendo dito na comunicação social. Sinceramente, não faço a mínima ideia de quem seja o senhor. Perdoa-me a ignorância. Devia saber?
há 12 horas

Maika Lobo: Tudo o que o sr Branco diz é baseado em preconceitos e presunções! Mas isso é seu problema e é teatro medíocre, sr Branco.
há 12 horas

João Branco: Pronto, está mesmo nervoso. Facto!
há 12 horas

Maika Lobo: Não queira me ver nervoso! O sr é uma cassete? Repete sempre?
há 12 horas

João Branco: Eu não. O senhor é que fala, fala, fala e não diz nada. Porque ninguém tem nada a ver com o que o senhor possa ter a dizer sobre o Éden Park, não é? O senhor é dono da verdade e tudo o que foi escrito desde que o Éden Park foi abandonado e largado à sua sorte, servindo de latrina pública, na principal praça da cidade, é mentira, porque o senhor é que tem a verdade. Uma verdade com a qual ninguém tem nada a ver com ela! E como advogado (?) devia saber que quando uma das partes segue para o insulto é porque lhe começam a faltar argumentos... Será?
há 12 horas

Aldirley F. B. Gomes: Mas Sr. Maika Lobo o que seria preciso mais para considerarmos o Éden Park um património histórico?
há 12 horas

Maika Lobo: Então todos os prédios do mundo que alguma vez serviram de salas de espetáculos ou cinemas seriam património histórico. Nunca vi isso em parte nenhuma do mundo!
há 12 horas

João Branco: Vê-se mesmo que o senhor não é do Mindelo para dizer uma barbaridade dessas. Enfim!
há 12 horas 

Aldirley F. B. Gomes: Meu caro...qualquer caboverdiano nas ilhas ou no mundo sabe que o Éden Park não é e nunca foi apenas uma sala de espectáculos e/ou de cinema. Agora que não queira ver ou que nos interesses "subjacentes" não caiba esta definição são outros quinhentos.
há 12 horas

Maika Lobo: Sou de Cabo Verde! Também defendo que o cinema da Praia não é nenhum património histórico. Quer puxar a discussão para o bairrismo? Isto prova que esgotou os seus argumentos! Algumas pessoas que nada representam nos seus próprios países, ignorados completamente nos seus próprios países, acabam de pisar os nossos aeroportos, viram-se intelectuais, especialistas em tudo, dão opiniões sobre tudo, e acham que aqui só há tolos e tontos. Sima ta flado na nôs terra: ba pisca grilo
há 12 horas

João Branco: As palavras a quem as escreve. E quem quiser tentar compreender o que se passa, é tão simples, tão claro, que eu encerro a minha intervenção por aqui. Boa noite, meu caro!
há 12 horas

Maika Lobo: Boca fechada, a mosca não entra.
há 12 horas


Mindelo, 04 de Dezembro de 2013




You may also like

2 comentários:

Rosângela disse...

My god! O sr. Maika está mesmo nervoso!

JB disse...

Pois é Rosângela, e o tempo passa, passa e continua tudo na mesma!

Feliz ano novo!