Café com Mandioca

0 Comments



Nesta polémica do concerto de final do ano em S. Vicente, este é o melhor texto que li sobre o assunto e aqui fica, com a devida vénia ao seu autor. 

"Tem Mandioca no fim do ano de São Vicente 

Kassav (palavra em crioulo antilhano que significa mandioca) é uma banda de zouk de Martinica e de Guadalupe formada em 1979. 

Realmente não entendo as vossas críticas pela vinda dos Kassav para nos dar música no final de ano no Mindelo quando se sabe que Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. No final do ano estaremos a cultivar mandioca na Rua de Lisboa. Acho perfeitamente normal que o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de São Vicente ofereça esta prenda (mandiocada) após um ano a investir a promover a Cultura da (na) ilha. Por exemplo, quem não se lembra dos vários concursos literários para jovens escritores/poetas, ou das exposições colectivas de jovens artistas promovidas pela CMSV ao longo de 2013? E dos projectos musicais que a CMSV aparece como co-financiador para jovens artistas e que hoje estão no mercado discográfico a enriquecer ainda mais Cabo Verde? Quem não se lembra do Roteiro Turístico da ilha que qualquer forasteiro pode adquirir e conhecer as belezas de São Vicente? Quem não se lembra dos livros co-financiados pela CMSV? Das formações aos jovens dançarinos, actores e outros agentes teatrais? Ou dos fóruns, seminários e palestras no âmbito cultural desenvolvidos ao longo do ano? Ou de acções com foco na cultura criativa, digital, artes visuais? Quem não se lembra do plano para exigir trabalhos definitivos no cinema EDEN PARK ou então a sua expropriação ao abrigo da lei que classificou como Património Nacional o Centro Histórico do Mindelo feita através da lei de Base do Património Cultural (lei 102/III/90 de 29 de Dezembro).

Bom... eu não me lembro mas isso não significa que não tenham existido, nera." 

 Dai Varela - jornalista



You may also like

Sem comentários: