Declaração Cafeana

7 Comments



Sem rodeios, este período pré-eleitoral trouxe-nos duas boas notícias, entre um tsunami de lamaçal, frases feitas, promessas, caras de pau, velhos do Restelo, pára-quedistas, mundos cor-de-rosa, paraísos e infernos (e preparem-se porque a procissão apenas vai no adro):

1. A entrada de pessoas ligadas à cultura para as listas de deputados é uma boa notícia. Assim por alto, estou a lembrar-me de Mário Lúcio Sousa (PAICV), Abraão Vicente e Leão Lopes (MpD). Sinceramente, considero que, seja qual for o resultado destas eleições, pessoas como estas podem trazer mais valias substanciais a um Parlamento marcado pelos pseudo-debates medíocres e tantas vezes pouco dignos do povo que é suposto representar. Resta saber se, uma vez terminadas as eleições, estas pessoas irão mesmo assumir funções de deputados da Nação, enriquecendo propostas e futuras discussões numa próxima legislatura ou se, como tantas vezes acontece, apenas estão nas listas para "dar a cara" e uma vez terminado o pleito eleitoral, solicitam a suspensão do mandato e vão à sua vida porque tem coisas mais interessantes em que gastar o seu tempo. 

2. O debate entre José Maria Neves e Carlos Veiga, a ser transmitido no próximo dia 18 de Janeiro, em simultâneo pela televisão e rádio públicas (e esperemos que pela Internet), é uma outra excelente notícia e uma notória prova de maturidade democrática. Estarão frente-a-frente as duas figuras políticas mais marcantes e influentes da política cabo-verdiana dos últimos 20 anos, com duas visões substancialmente diferentes do país que temos hoje e do país que queremos ter amanhã. Só espero que este debate não se transforme num desenrolar dos lugares comuns a que já estamos habituados e que haja inteligência para entender que as pessoas quem assistirão ao debate não são nem atrasadas mentais nem obtusas ao ponto de ver o mundo apenas a duas cores.

Este post é ilustrado com uma das montagens do Jornal do Hiena, que tanta falta faz à blogosfera cabo-verdiana neste período de agitação eleitoral!




You may also like

7 comentários:

Bitim disse...

Bom, para animar este debate já foi dado um "pré-aviso".
Há duas semanas atrás, no discurso directo da RCV, no qual entrevistaram ambos os lideres do Paicv e MPD. Nesta entrevista o Dr. JMN foi-se pintando o país de cor de rosa como de costume.
Quanto ao DR. CV, os ouvintes que telefonaram foram poucos simpaticos, e ele não se conseguiu convencer-los muito bem.

Feita uma pequena avaliação e comparação, acho o Dr. JMN ficou com uma pequena vantagem em relação ao seu adversário directo.

Anónimo disse...

tude dret JB!! transformei-me numa especie de observador (mudo) da ONU, retirado numa busca espiritual, exilado na Monte Verde, mas aguardando o momento certo pra voltar(ou nâo) eh eh eh ... fca dret e keep posting!

hiena

Anónimo disse...

Pois vem aí muita coisa nessa campanha...
"O lema 'Mestê Muda' é bom mas, primeiro deve ser aplicado dentro do partido. Alguns líderes dentro do MPD “MESTÊ MUDÁ", isso sim!”. Palavras de César Fortes, líder da JpD,São Vicente.
Ver carta (arrasadora) completa aqui: http://www.forcv.com/articles/post/2011/01/07/JPD-S-Vicente-Insatisfeita-Pela-Ausencia-de-Membros-na-Lista-do-MpD.aspx
Zé da Lua.

Anónimo disse...

"J'ai eu à travailler avec les Cap-verdiens, je les connais." ( tenho ódio/raiva de trabalhar com caboverdianos, conheço-os bem) declaração de alto funcionário da Costa de Marfim que acusa Pedro PIres de jogar em interesse próprio nas negociações na Costa de Marfim, acusa Cabo Verde de ir buscar dinheiro aos cofres da costa do Marfim, pede a expulsão de Pires da troyka negocial... entre outras coisas. Pra ler aqui:
http://news.abidjan.net/h/385492.html

Espero que publiques isto "por amor à terra"

Anónimo disse...

Pelo que percebi, esses debates serão postos no site da TCV à semelhança dos debates que já aconteceram e que poderás ver aqui: http://www.rtc.cv/tcv/index.php?paginas=4&id_cod=74
Moro em PT e vejo o Jornal da Noite da TCV todos os dias.
Sei q não publicarás este meu comentário por ser anónimo. Mas a mim é suficiente que tenhas essa info e que a divulgues.

Anónimo disse...

Quanto ao último post, não eras tu que não publicavas comments de anónimos?

Anónimo disse...

Alô João Branco,
Nenhum blog fala do cataram Kriola. Porque será? Só se fala da desgraça, nada de bom acontece em Cabo Verde? Será por que o navio vai beneficiar o povo bravense? Claro, se fosse para beneficiar Praia ou São Vicente todos comentariam, postariam, haveria grande júbilo. Em Cabo Verde, infelizmente, há ilhas mais in que outros, há ilhas que devem ter (atenção) mais que outros.(?)
Arlindo.